Prefeitura e Corsan realizam novas análises após relatório da Fepam apontar contaminação por E.coli em dois locais da região central
Dois pontos considerados impróprios para banho em Capão da Canoa | Foto: Pedro Piegas
O forte calor deste sábado e o mar calmo, sinalizado com bandeira amarela, em Capão da Canoa escondem um risco invisível. Segundo o boletim mais recente da Balneabilidade, divulgado na sexta-feira pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), pela primeira vez nesta temporada de verão, dois pontos do município foram classificados como impróprios para banho. Ambos estão em áreas bastante frequentadas: em frente aos edifícios Aymoré, no Largo do Baronda, e Yara, ambos na região central.
Mesmo com placas na areia alertando sobre a condição da água, banhistas, incluindo famílias e crianças, continuavam a se banhar sem preocupação. “Não sabia, você está me informando agora. Não tinha visto a placa. Vou avisar minha família sobre isso”, afirmou, surpreso, o empresário Dionatan Carvalho, morador de Canoas, que estava na beira-mar acompanhado de uma criança pequena.
A placa do ponto próximo ao Yara, apesar de geralmente visível, nos últimos dias se tornou quase imperceptível devido à presença de um grande quiosque temporário e dunas próximas ao local de passagem dos veranistas. Já no ponto do Aymoré, a sinalização é mais clara, porém o movimento intenso fazia com que muitos simplesmente ignorassem o aviso. O marceneiro Carlos Roberto, morador de Capão da Canoa, disse que também desconhecia a situação, mas acredita que os frequentadores não dão muita atenção para esses alertas. “Depois de vários dias de chuva nesta semana, acho que o pessoal não se preocupa tanto em entrar na água”, comentou.
Prefeitura e Corsan acompanham situação
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Capão da Canoa, Beto Rocha, afirmou que uma medição realizada pela Prefeitura neste sábado “não constatou mais extravasamento de esgoto cloacal”. Segundo ele, desde sexta-feira, novas análises da água estão sendo conduzidas em parceria com a Corsan, e os resultados devem ser divulgados até segunda-feira. “Com certeza não temos mais coliformes fecais na água, e o banho não está impróprio. Essas medições da Fepam foram feitas entre quinta e sexta-feira”, garantiu.
A Fepam, no entanto, reforçou a confiabilidade de seus testes, realizados conforme os parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A respeito da localização da placa do Yara, o órgão informou que a questão foi encaminhada para avaliação técnica.
A avaliação de balneabilidade considera um período de cinco semanas de monitoramento. Um ponto é classificado como impróprio se duas ou mais amostras apresentarem contagem de E.coli superior a 800, ou se a amostra mais recente das cinco registradas ultrapassar o limite de 2.000. No caso do Edifício Aymoré, a medição mais recente indicou um nível de 2.603, enquanto no Edifício Yara, o índice chegou a 2.851.
A bactéria E.coli é naturalmente presente no intestino humano, mas em altos níveis pode causar diarreia e infecções urinárias. Atualmente, entre os 93 pontos analisados no Litoral Norte e interior do Rio Grande do Sul, 80 estão próprios para banho, três a menos que na semana anterior, enquanto 13 foram classificados como impróprios. Para os veranistas que desejam conferir a balneabilidade das praias, a Fepam disponibiliza um aplicativo web com informações atualizadas.
A Corsan, por sua vez, informou por meio de nota que realizou inspeções preventivas na rede de esgoto e, após o alerta da Fepam, conduziu nova análise no ponto do Edifício Aymoré, não identificando extravasamento na rede.
Leia a nota completa da Corsan:
A Corsan realiza vistorias preventivas de rotina nas redes de esgoto a fim de manter o sistema em pleno funcionamento. Após o relatório semanal da Fepam, que indicou o ponto do Edifício Aymoré como impróprio para banho em Capão da Canoa, a Corsan esteve no local para uma nova coleta e análise, não identificando extravasamento na rede. A Companhia reforça o compromisso em manter a qualidade dos serviços prestados, atendendo às diretrizes do saneamento, e está à disposição para mais informações.